-
Arquitetos: BRICKLAB
- Área: 120000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Laurian Ghinitoiu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2015, um grupo de artistas visionários, liderado por Ahmed Mater, se uniu para desafiar as limitações das práticas culturais de sua época. Ao buscar uma área em Riade para criar um espaço dedicado à criatividade, encontraram um bairro industrial em declínio na histórica Ad Diriyah, berço do Estado Saudita. O "JAX Creative District", antes uma região industrial agitada, foi reimaginado como um ponto de encontro para criativos, celebrando a rica e diversificada história da cidade.
Localizado estrategicamente às margens do Wadi Hanifa, o fértil vale da Arábia Central, o JAX rapidamente se tornou o centro das indústrias criativas do país. Sediando a Diriyah Biennale Foundation, SAMOCA e Noor Riyadh, o bairro também oferece espaços subsidiados para artistas, designers e criadores. O sucesso da Diriyah Biennale Foundation, o primeiro grande projeto do JAX, levou à criação de uma parceria sólida com a Bricklab. Em 2021, a empresa foi contratada para desenvolver as diretrizes de espaço público para o plano mestre da Foster & Partners e, em 2022, venceu um concurso para projetar armazéns e praças públicas no bairro.
Com cem armazéns e várias praças distribuídas pela malha viária, o bairro foi planejado com foco em reabilitação e reutilização adaptativa. A paisagem natural do Wadi Hanifa influenciou diretamente as diretrizes do projeto, refletindo-se na escolha dos materiais, na paleta de cores e no paisagismo. A arquitetura do bairro mistura de forma sutil materiais industriais, pavimentação cuidadosa e uma atenção às necessidades funcionais da produção criativa. Em escala urbana, foram criadas vias pedonais e praças públicas, rompendo a estrutura utilitária dos armazéns e estabelecendo pontos de atividade social. Essas novas praças, calçadas e interseções são delineadas por bolsões paisagísticos de geometria irregular, projetados pelo escritório de paisagismo studiolibani.
Para promover a continuidade ecológica e oferecer alívio ao clima quente e seco, foi escolhida uma paleta de flora nativa das áreas ao longo do Wadi Hanifa. Essas intervenções urbanas contribuíram para a criação de alguns dos espaços públicos mais vibrantes do bairro, com a realização de intervenções artísticas sazonais, cafés e mercados temporários.
Foram realizadas uma série de operações formais sobre o armazém típico para atender aos requisitos programáticos, ao contexto urbano e às diretrizes de desenvolvimento. Essas operações deram origem a novas tipologias que se inserem de forma sutil no distrito. Alguns armazéns foram rotacionados perpendicularmente à rua, criando passagens dentro do tecido urbano, enquanto outros tiveram partes de suas fachadas escavadas, conectando-os à rua. Além disso, foram inseridos galpões menores, que funcionam como pontos de alimentação e pequenas lojas, trazendo mais dinamismo à rua.
A sutileza da abordagem tipológica nas intervenções arquitetônicas criou um ambiente discreto, permitindo que diferentes membros da comunidade criativa tragam vida ao distrito ao longo do tempo. Desde sua criação, o JAX se consolidou como um dos bairros em crescimento de Riyadh, reunindo uma rede criativa antes fragmentada em um próspero espaço comunitário.